Curiosidades
Durante as duas idas das irmãs Volpato ao Rio de Janeiro (1963 e 1965) para assistirem as apresentações de Roberto Carlos nas rádios e emissoras de TV, elas também conheceram dezenas de artistas famosos, como atores, apresentadores, músicos e cantores de rádio.
Além de conquistarem alguns autógrafos pessoalmente, as irmãs Volpato também escreviam para as rádios e emissoras de televisão pedindo fotos autografadas dos artistas.
O resultado é a reunião de dezenas de autógrafos de grandes personalidades brasileiras, tais como:
- Cauby Peixoto;
- Ivon Curi;
- Emilinha Borba;
- Marlene;
- Dalva de Oliveira;
- Altemar Dutra;
- Jerry Adriani;
- Nelson Gonçalves;
- Orlando Silva;
- Dircinha Batista;
- Ademilde Fonseca;
- Vicente Celestino;
- Dóris Monteiro.
Durante a fase de levantamento de todo o acervo de revistas das irmãs Volpato, a equipe do projeto encontrou a revista mais antiga da coleção: o Jornal das Moças, de 28 de novembro de 1946.
Em 1959, Gercy Volpato se inscreveu no Clube dos Ouvintes da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro. A carteirinha foi enviada pelos Correios.
Mesmo acompanhando Roberto Carlos durante tantos anos e se encontrando com ele em programas de rádio e em shows, as irmãs Volpato pegaram apenas dois autógrafos do Rei.
O primeiro autógrafo foi feito em 1963 quando Roberto Carlos se apresentou no programa do Chacrinha, na Rádio Globo, e as irmãs foram prestigiá-lo no auditório.
Já o segundo autógrafo foi feito em um exemplar da Revista do Rádio em 1965, durante a apresentação do cantor na TV Rio.
Em 1965, durante a segunda ida das irmãs Volpato ao Rio de Janeiro, elas foram presenteadas com uma máquina de costura durante um sorteio em um programa de auditório na Rádio Mauá.
Foi muita sorte, já que elas chegaram para assistir ao programa e o auditório já estava lotado, sem cadeiras vazias.
“O pessoal da produção, que já nos conhecia, conseguiu cadeiras para nós; então, pudemos assistir ao programa e então fizeram o sorteio com os ingressos de todos. Quando o cantor José Ricardo anunciou o número sorteado, nem acreditamos que havia sido o nosso ingresso”, contou Gercy.
Como a máquina era muito grande, precisou ser despachada de trem para Cachoeiro de Itapemirim.
Roberto Carlos esteve de surpresa em Cachoeiro de Itapemirim em 1986 para gravar algumas imagens para o especial de fim de ano da Rede Globo (as imagens aparecem a partir dos 34 minutos do vídeo). O cantor foi filmado no trem que, inclusive, passava em Cobiça, região onde as irmãs Volpato moravam.
“Era uma segunda-feira de manhã e estávamos varrendo o quintal. Aí escutamos um barulho de trem, e, nessa época, nem ligávamos, porque o trem passava toda hora.
Quando olhei para a linha, o trem estava todo iluminado e quando me dei conta, começou a tocar uma música do Roberto Carlos e vi que era ele quem estava lá. Lôra e eu jogamos as vassouras longe e saímos correndo. Quando chegamos no meio do morro, o trem já ia passando, e, da janela, ele falou: ‘Estou gravando para vocês, meus amores!’. Aí nós enlouquecemos!
O trem não podia parar e corremos para a estação. Aí o telegrafista disse que o trem passaria bem devagar, mas ele não tinha ordem de pará-lo. Aí quando o trem passa, vimos o pessoal da Globo e, enfim, gritamos: ‘Roberto, chega da janela!’.
Ele chegou, pegou em nossa mão e não entendemos bem o que ele disse, pois estava um barulho muito forte. Só entendemos que ele falou que chegaria em Cachoeiro, daria uma entrevista e que voltaria daqui a um ano para um show na cidade”.
A machabomba, a chaleira e a panela que estão atualmente no acervo da Casa de Cultura Roberto Carlos foram doados pelas irmãs Volpato em 2002.
O primeiro jornalista a visitar o acervo das irmãs Volpato foi Elyan Peçanha, de Cachoeiro de Itapemirim.
A partir daí, Gercy Volpato passou a receber veículos de imprensa de várias partes do país, principalmente próximo do mês de abril, aniversário do Rei – o auge foi em 2009, nos preparativos para o show de Roberto Carlos em Cachoeiro, depois de 14 anos de ausência na terra natal. Na seção Na mídia, você confere algumas dessas reportagens.
Ao longo de tantos anos sendo fãs de Roberto Carlos, as irmãs Volpato têm poucas fotos com o ídolo – mais precisamente três fotos:
A primeira foto foi tirada em 1966 no estúdio da Rádio Cachoeiro, logo após o show do cantor no Cine Teatro Broadway. Na foto aparece também o sobrinho das irmãs, Sérgio Quaresma.
A segunda foto foi tirada em 1987 no camarim do show do cantor no Ginásio de Esportes Nello Volla Borelli, em Cachoeiro de Itapemirim.
A terceira foto foi tirada no show do cantor em 2016, no Estádio Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim. Maria Leonôr já havia falecido há oito anos.
As irmãs Volpato iniciaram há vários anos a tradição de enviar anualmente um cartão de aniversário para o endereço de Roberto Carlos no Rio de Janeiro. Gercy continua enviando até hoje.
Atualmente, pessoas de várias partes do Brasil visitam o acervo das irmãs Volpato, na zona rural de Cachoeiro de Itapemirim, para conhecerem de perto todo material e as histórias contadas por Gercy, – primeira fã de Roberto Carlos.
Aliás, se você também tem alguma foto tirada no acervo das irmãs Volpato ou fotos com as próprias irmãs e deseja publicar aqui no site, envie as fotos e mensagens na seção Mural de Recados.